Avançar para o conteúdo principal

AULA ABERTA: Como os Spin Doctors, Políticos e jornalistas moldam a opinião pública? (por Vasco Ribeiro)

Técnicas de manipulação da opinião pública



O pesquisador da Universidade do Porto, Vasco Ribeiro, ministrou, sexta-feira (10 de Agosto), uma aula aberta com o tema “Como os Spin Doctors, Políticos e jornalistas moldam a opinião pública?”. O evento teve lugar no Centro de Línguas da Faculdade de Ciências de Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica (UP).

Segundo o orador, Spin Doctors é uma das actuais formas de descrever a actuação de um especialista em assessoria de imprensa, relações públicas e comunicação política, mas também pode ser um perito em marketing eleitoral, porta-voz de um partido político, perito em sondagens, comentador político ou outros técnicos de comunicação ao serviço de partidos ou de governos. São também vistos como agentes políticos que, geralmente, actuam nos bastidores do poder.

A aula tinha como objectivo a partilha de técnicas de manipulação da opinião pública e reflectir sobre a acção dos Spin Doctoring nas ciências de comunicação e sobretudo na Assessoria de Imprensa.

Ainda na mesma ocasião, Vasco Ribeiro desafiou aos estudantes a não olharem apenas para a área de Jornalismo como única área de actuação para um profissional formado em jornalismo, mas podem optar por actuar também pela área de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa. O evento contou com a participação de estudantes e docentes do Curso de Licenciatura em Jornalismo da UP-Sede.



Por: Enoque Daniel, Filomena Bande e Jaime Bonga


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Noémia de Sousa, a mãe dos poetas moçambicanos

Carolina Noémia Abranches de Sousa Soares Se estivesse viva, No émia d e Sousa faria hoje 92 anos de idade. Carolina Noémia Abranches de Sousa Soares  ( Catembe ,  1926  —  Cascais , 4 de Dezembro de  2002 ) foi uma  poetisa , tradutora, jornalista e militante política  moçambicana . É considerada a “mãe dos poetas moçambicanos”. Noémia de Sousa estudou no Brasil e começou a publicar em  O Brado Africano . Entre 1951 e 1964 viveu em  Lisboa , onde trabalhou como  tradutora , mas, em consequência da sua posição política de oposição ao  Estado Novo  teve que se exilar em  Paris , onde trabalhou no consulado de  Marrocos . Começa nesta altura a adoptar o pseudónimo de  Vera Micaia . A sua obra está dispersa por muitos jornais e revistas. Colaborou em publicações como  Mensagem  (CEI),  Mensagem  ( Luanda ),  Itinerário ,  Notícias do Bloqueio  ( Porto , 1959),...

ELEIÇÕES: COMO VOTAR?

AGORA TE CONHEÇO MAIS: Andrice Covane não gosta de carne

1.  Apresentação  R:  Andrice Marcelo Covane, Curso de Licenciatura em Ensino de Português, 3o ano, minor Inglês. Participei das jornadas de 2018, tendo-me sido atribuído o 3o lugar. Desde 2017, tenho estado a participar no Curso de Literatura no Camões. Tenho participado em eventos como declamador e MC. Em 2017, terminando o 1o ano em grande, foi-me atribuída a bolsa de assistência no Centro de Línguas, onde trabalho até hoje. Sou natural de Gaza, localidade de Nhancutse, então distrito de Xai-xai, hoje Chongoene em 26/03/1997. Meu pai Marcelo Covane, mãe Laura Lumbela. Fiz o primário na Escola Primária e Completa de Nhancutse e o Secundário na Escola Sec. Bungane (1o ciclo) e em Escola Sec. Chicumbane (2o ciclo, tendo sido classicado como melhor estudante) - vivia em casa da minha tia, Albertina Lumbela. Vim a Maputo em 2017, tendo vivido em casa da minha tia, Argentina Lumbela, depois em casa do meu amigo Gabriel Matsinhe. Em 2018, vivia numa casa arrendenda, de...