Avançar para o conteúdo principal

ELEIÇÕES: Candidato ANDRICE COVANE












VOTAR em ANDRICE COVANE no dia 16 de Outubro de 2018, das 07h às 21h
v  Passos:
1.      Acede ao blog do NEFCLCA «Jainfofclca.blogspot.com» através do navegador do seu celular, computador e/ou tablet;
2.      Seleccione a barra branca, escreve o seu nome em cima;
3.      Seleccione o nome do candidato «Andrice Covane»;
4.      Clique no botão «ENVIAR» para votar.

Leia o meu manifesto eleitoral a seguir ou no Grupo de Whatsapp dos estudantes da FCLCA ou envie uma mensagem para 849612101 que lho será enviado!









v  Andrice Covane:
Ø  De Estudante para Estudante
A Alternativa em prol do desenvolvimento científico e cultural de forma inclusiva e dinâmica
MANIFESTO ELEITORAL de ANDRICE COVANE

O NEFCLCA é de todos os estudantes, por isso todos serão envolvidos em cada actividade, seja do laboral, seja do pós-laboral, o estudante estará a par de tudo e na tomada de decisões.
Todos os estudantes da FCLCA terão as informações de todos os eventos, palestras e seminários, antecipadamente. Pediremos à direcção para que nos informem a tempo sobre tudo.
Para formar a equipa, solicitar-se-ão os estudantes de todos os cursos para eleger e ser eleitos com a unanimidade de todos para ocupar os cargos do NEFCLCA.
Estudantes do laboral e de pós-laboral estarão a par de tudo e sujeitas às mesmas oportunidades, i. e., resgataremos a imparcialidade no tratamento do estudante.
A minha equipa de trabalho estará sempre presente na vida académica e socioeconómica do estudante.

Estaremos sempre disponíveis para atender a cada petição dos estudantes
Para isso, cada período laboral e pós-laboral, cada curso terá um chefe representante que será o elo entre o coordenador e os estudantes.
Proporemos que a elaboração dos horários seja eficaz e contemplar aos estudantes.
Permitiremos que o estudante tenha acesso aos Códigos permitidos de Wi-fi.
Reivindicaremos e lutaremos para resgatar a disponibilidade permanente da internet aos estudantes.
Rogaremos à direcção para que aperte o cinto de modo que os agentes de higiene possam fazer o seu trabalho integral, varrendo as salas diariamente, em cada turno, limpando as carteiras e as janelas, permanentemente.
Imediatismo na resolução de problemas do estudante: trabalharemos em prol da resolução de problemas dos estudantes que estiverem ao nosso alcance.
Estudante vítima de chantagens/ameaças terão a oportunidade de nos informar e resolvermos. Pautamos por uma relação sã dos estudantes.

Eu estarei sempre pronto, como coordenador, para resolver os problemas dos estudantes sem temor no exercício das minhas funções.
Está estipulado na lei de avaliação que se pode realizar dois testes no mesmo dia, mas, na prática, contribui para o mau aproveitamento dos estudantes. Por isso, pediremos aos docentes para que intercalem as avaliações.

A equipa de cada curso dará a direcção académica e pedagógica aos estudantes do primeiro ano, motivando e orientando-os.
O NEFCLCA estabelecerá um contacto com outras instituições de ensino para partilharmos as experiências em vários domínios de modo a experimentarmos novas realidades.

Projectos para implementar (Andrice Covane)

Iremos valorizar e explorar os talentosos estudantes da FCLCA através de Projectos:
a) "O Bom <Lingua> (Bom Português, Bom Francês, Bom Inglês, Bom Xironga e Bom Alemão) cujo slogan será "A Minha Língua na Boca" que tem como objectivo promover o bem falar ou explicação sintética das regras gramaticais mínimas essenciais.

b) "Informação de Hoje" cujo slogan será "Com informação há formação"
Os estudantes de Jornalismo transmitir-nos-ão informações diárias nacionais e estrangeiras e, sobretudo, da FCLCA. Aproveitaremos, ainda, anunciar os eventos da UP, FCLCA;

c) "Exposições Artísticas e Tecnológicas" cujo slogan será "Sabendo, Mostrando"
Os estudantes dos cursos de Disigner e Artes Cénicas terão a oportunidade de apresentar as suas inovações tecnológicas e artísticas aos outros neste projecto de exposições mensais;

d) «Escritor e Debate do Mês» cujo slogan será "Nosso Escritor, nossa Conversa"
Este projecto tem como objectivo, preservar os efeitos literários dos escritores nacionais e estrangeiros. Consistirá em cada mês se escolher, combinando com os nossos parceiros, um autor para, através do qual, se debater quanto à sua vida, obras, prémios, mecanismos de valorização e preservação dos seus efeitos, etc. Aproveitaremos abordar alguns aspectos sobre a <<Cultura Geral>>

Sobre projectos já existentes e os eventos anuais da UP

a) A dinamização do «Livro Mágico»

O projecto "Livro Mágico" será mais inclusivo e aberto para todos os estudantes da FCLCA. Anualmente, faremos a colecção de poemas de estudantes que serão publicados e declamados dentro e fora da UP (nas televisões, rádios, etc). Estará sempre presente em todos os eventos da FCLCA.

b) Ampliação de actividades no "Festival de Poesia"

Os estudantes terão, no final de cada ano lectivo, oportunidade para expor as suas produções literárias de poesia, romances e teatro. Mas, o concurso continuará a ser da poesia, em que teremos os vencedores dos 1º, 2º e 3º lugares, premiados, não só em livros, mas também em outros presentes que conseguirmos (com certeza) nos nossos parceiros empresários.

c) Festa de Caloiros e o Baptismo de da FCLCA

Estes eventos serão preparados por todos estudantes, sendo que os «antigos» irão mobilizar e persuadir os estudantes a participarem, principalmente do primeiro ano, onde terão a oportunidade de eleger os seus padrinhos.


d) As Jornadas Científicas Estudantis

Nós, os estudantes, começaremos a preparar as jornadas muito cedo, no primeiro semestre; a minha equipa irá incentivar os estudantes a produzir os trabalhos para apresentar. Tendo um número elevado, poderemos organizar as jornadas científicas dos estudantes do pós-laboral. O objectivo é que sejam mais concorridas, inclusivas e abertas.

Considerações finais

Eu, como coordenador, trabalharei sempre com os meus colegas, estudantes.
Nenhum dos projectos apresentados eu poderei implementar sem o vosso apoio, por isso todo o estudante da FCLCA será o centro das minhas actividades.
Manterei o contacto directo e permanente com a AEUP e a cada projecto nosso saberá com antecedência, serei membro activo desta nossa associação-mãe.
Aos problemas identificados, como o caso das casas-de-banho, serão arranjadas as soluções adequadas a cada um.

O estudante estará a par de tudo, nas decisões e na realização dos projectos. Portanto, o apoio de todos os estudantes será crucial para a materialização das promessas



Escolham-me todos que trabalharei para todos!

Sou uma aposta de todos, merecedor de voto por excelência
Andrice Covane, candidato a coordenador do NEFCLCA.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

3ª Edição do Festival de Poesia - 2017 (poesia e teatro em linguagem de sinais)

Declamação do poema “ O menino e o leão ”, em linguagem de sinais e uma peca teatral sobre o HIV-Sida, em linguagem de sinais.

OPINIÃO: Mulheres Moçambicanas à lupa

Mulheres moçambicanas à lupa Somos pouco mais de vinte e oito milhões de habitantes e mais de 50% (a metade) são mulheres. Olhar para Moçambique neste 2019 é, no mínimo, desolador. Fecharam-se os olhos de 2018 com a detenção de um antigo ministro das finanças. Abriram-se os olhos de 2019 com este dilema e antes mesmo de terminar este caso, Zambézia, Manica e, principalmente, Sofala sofreram nas mãos do Ciclone IDAI. Cada vez mais aumenta o número de mortos e feridos vítimas do IDAI. Aparecem cada vez mais robustos (aos milhares) os casos de cólera naquela parcela do país. Ainda nas ondas do IDAI, os nossos Mambas sofreram inundações na Guiné-bissau. Um hecatombe que resultou na dramática ausência dos Mambas no CAN 2019, muito por culpa própria, diga-se, em todo o caso, é uma selecção que está a perder o medo e a impor-se cada vez mais nos jogos fora de casa. É neste contexto que chegamos a este 07 de Abril (de 2019), dia da mulher moçambicana. Já o disse em fóruns similares a es

Exposição “Os Mabundas”

Descrição É inaugurada no dia 10 de abril de 2019, pelas 18h30, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a exposição “Os Mabundas”, uma apresentação inédita do trabalho dos artistas moçambicanos, Gonçalo, Santos e Rodrigo Mabunda. A mostra idealizada pelo Camões em Moçambique tem um trabalho curatorial conjunto do Arquiteto Guilherme Godinho e do Diretor do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, João Pignatelli. Esta arrojada iniciativa, que conta com o apoio do Barclays Bank Moçambique, tem como objetivo mostrar, na cidade onde nasceram os artistas, a singularidade e excelência dos trabalhos apresentados e divulgar junto do público nacional e internacional o fértil trabalho criativo de três dos mais talentosos artistas plásticos de Moçambique na atualidade. Nesta mostra familiar, as obras selecionadas são apresentadas dentro de um discurso curatorial que envolve não só a disposição espacial das obras em harmonia com o genius loci da sala do Camões, mas tam